Para Desenvolvedores

Problema na instalação de Módulo em ambiente em Cluster com Balancer

Resolvido

Ao efetuar o deploy de um Módulo no Lumis, em um ambiente cluster, conforme procedimento abaixo:

Acessar o ambiente com o perfil Administrador de Portal;

Acessar a página configurações;

Acessar a aba Deployment e Performance Tuning > módulos;

Acionar o botão deploy;

Selecionar a opção “Carregando um arquivo de módulo”;

Selecionar o arquivo (.jar ou .zip)

Selecionar a opção Continuar;

Após efetuar o upload do arquivo e clicar em continuar novamente e tela fica da seguinte forma a janela fica Branca, sem mostrar nenhum retorno, como se tivesse travada. 

No log info do Lumis mostra a seguinte mensagem:

2019-05-11 03:05:18,574 ERROR [IP] [Admin] [/Lumis/STR_LADM/STR_LADM_DEPLOYMENT_AND_PERFORMANCE_TUNING/STR_LADM_DEPLOY] [STR_BLANK_PAGE] [STR_LADM_SI_MODULES_MANAGER] [ajp-nio-8009-exec-25] lumis.portal.servicecontainer.ServiceContainer - Exception thrown during render for service interface instance '2C90F09356BCF5A20156BCFA167206B6'

lumis.portal.UnexpectedException: STR_UNEXPECTED_EXCEPTION

at lumis.service.portalmanagement.deployment.DeploymentSummaryDataProvider.loadData(DeploymentSummaryDataProvider.java:175)

at lumis.service.portalmanagement.deployment.DeploymentSummaryDataProvider.loadData(DeploymentSummaryDataProvider.java:33)

Caused by: java.io.FileNotFoundException: /opt/lumis/lumisdata/shared/data/temp/FF8080816AA579E7016AA57EDD7500C0.deploymentExecutionPlan/deploymentPlan.obj (No such file or directory)

Por Raphael Coutinho da Silva

Em 14/05/19 08:23

Acompanhar pergunta

2 resposta(s):

Ordenar por:

Este problema ocorre devido não haver Afinidade de sessão devidamente configurado no Balancer, que recebe e distribui as conexões entre os nós do Cluster. 

Nesse cenário informado, quando foi feito o upload do arquivo de módulo (.jar ou .zip), este foi arquivado em determinado Nós do Cluster, porém ao clicar em Continuar foi aberta uma nova sessão, que foi encaminhada para outro nó, resultado no erro informado acima. 

Caused by: java.io.FileNotFoundException: /opt/lumis/lumisdata/shared/data/temp/FF8080816AA579E7016AA57EDD7500C0.deploymentExecutionPlan/deploymentPlan.obj (No such file or directory)

Solução:
1 - Efetuar a configuração do Session Afinty no Balancer no intuito de garantir que durante o procedimento ele estará consultado o mesmo nó.

2 - Efetuar a instalação do Módulo acessando diretamente um dos nós na porta 8080. 
Exemplo: http://127.0.0.1:8080
 

Por Raphael Coutinho da Silva

Em 14/05/19 08:32

Na verdade, só existe a opção 1 (efetuar a configuração de session affinity). A plataforma depende que o session affinity esteja corretamente habilitado. Caso não esteja, outros problemas podem vir a ocorrer.

Por Thiago Berne

Em 14/05/19 11:31

Entrar

Interaja com a comunidade e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Houve algum erro ao acessar o banco de dados. Tente novamente mais tarde.